| | Apresentação Ana Lima - Estudo do Vespismo em Portugal | |
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+8NUNO FARIA Luís Silva francisco Sá Costa carneirinho Admin avelino Ana Lima 12 participantes | Autor | Mensagem |
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Ana Lima
Mensagens : 1 Data de inscrição : 11/06/2012 Localização : Porto
| Assunto: Apresentação Ana Lima - Estudo do Vespismo em Portugal Seg 11 Jun 2012, 14:43 | |
| Olá,
O meu nome é Ana Lima, vivo no Porto e estou a realizar um doutoramento em que pretendo estudar as comunidades de fãs da marca Vespa, que efeito é que isso tem para a marca. Deste modo, vim até este fórum para poder conhecer um pouco mais sobre o vosso Clube e os amantes da Vespa.
Conto no futuro poder ter a vossa participação num questionário que vou realizar e também gostaria de poder fazer algumas entrevistas pessoais.
Obrigada, Até breve!
Ana | |
| | | avelino
Mensagens : 1105 Data de inscrição : 08/09/2009 Idade : 51 Localização : Oliveira Santa Maria
| Assunto: Re: Apresentação Ana Lima - Estudo do Vespismo em Portugal Seg 11 Jun 2012, 16:16 | |
| Bem vinda Ana ao nosso fórum. | |
| | | Paulo Salgado
Mensagens : 2987 Data de inscrição : 20/01/2010 Idade : 53 Localização : Guimarães
| Assunto: Re: Apresentação Ana Lima - Estudo do Vespismo em Portugal Seg 11 Jun 2012, 16:22 | |
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| | | Admin Admin
Mensagens : 886 Data de inscrição : 06/09/2009 Idade : 55 Localização : Guimarães
| Assunto: Re: Apresentação Ana Lima - Estudo do Vespismo em Portugal Seg 11 Jun 2012, 19:02 | |
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| | | carneirinho
Mensagens : 228 Data de inscrição : 02/09/2011 Idade : 51 Localização : VILA DAS AVES
| Assunto: Apresentação Ana Lima Seg 11 Jun 2012, 21:28 | |
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| | | Sá Costa
Mensagens : 1163 Data de inscrição : 07/02/2010 Localização : Guimarães
| Assunto: Apresentação... Seg 11 Jun 2012, 22:02 | |
| Bem vinda ao nosso forúm! | |
| | | francisco
Mensagens : 557 Data de inscrição : 11/12/2010 Idade : 57 Localização : Apulia
| | | | Luís Silva
Mensagens : 55 Data de inscrição : 15/03/2011 Idade : 38 Localização : Vila das Aves
| Assunto: Re: Apresentação Ana Lima - Estudo do Vespismo em Portugal Ter 12 Jun 2012, 11:49 | |
| Olá Ana, bem vinda! O primeiro pensamento levou-me a achar que seria uma tese com pouco suporte, com pouco por onde explorar... mas como não consegui deixar de pensar nisto, logo me apercebi que teria pano para mangas, surgiram-me enumeras curiosidades e vários pensamentos sobre a importância dos aficcionados por vespas para a marca. Arrisco mesmo a dizer que se não houvesse as comunidades Vespistas a marca já não existia ou teria mudado o seu conceito de mota. Qual é a marca que vende scoters antigas muito mais caras que as novas e as novas muito mais caras que as outras marcas? Quem compra uma scoter nova (PX) com as linhas de uma scoter com 30 anos...? Existem outras scoters que foram ícones do seu tempo que ainda hoje fazem sucesso, mas, e a sua continuidade...? Depois de se ser picado é doença sem cura!!! E tu também vais sair picada desta história... | |
| | | NUNO FARIA
Mensagens : 335 Data de inscrição : 29/05/2010 Idade : 33 Localização : oliveira santa maria
| Assunto: faria ( benny) Ter 12 Jun 2012, 21:09 | |
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| | | Admin Admin
Mensagens : 886 Data de inscrição : 06/09/2009 Idade : 55 Localização : Guimarães
| Assunto: Re: Apresentação Ana Lima - Estudo do Vespismo em Portugal Ter 12 Jun 2012, 22:08 | |
| Eu como fundador e ex-presidente do clube, talvez até seja uma das pessoas suspeita para falar, não quero com isto ferir suscetibilidades, desde já quero demonstrar o meu sentimento pela paixão vespa.
Eu penso que existe dois tipos de apaixonados por vespas, uns são os modais e outros os verdadeiros intemporais vespistas, que sempre gostaram e nunca desistiram da paixão de ter uma vespa.
No mundo vespista, como em qualquer universo de associações existem sempre os que de alguma forma, fazem da paixão uma forma de subsistência e de ganha-pão, e tentam ludibriar quem quer que tenha vespa e assim juntar o útil ao agradável, mas na verdade eles tem de existir, pois sem eles muitas das vespas, que um dia foram abandonadas e muitas delas deixadas nas lixeiras, mutiladas pelos sucateiros nas prensas para a fundição de novos metais e afins, nunca teriam uma vida nova.
Faz bem pouco tempo, a vespa era um veículo de elites, em que só os mais arrojados e aventureiros, lhe davam o devido valor, valorizando a sua beleza estética e aproveitando-o como um meio de transporte que eventualmente os levariam a um sentido de liberdade únicos e livre de preconceitos e ambiguidades, impostas pelas sociedades proibitivas e contra as leis em vigência.
Em dois mil e quatro, aconteceu o bing bang das vespas em Portugal, em sessenta anos da história da vespa aconteceu o primeiro euro-vespa nacional, um evento que já se fazia desde mil novecentos e quarenta e nove, em vários países da europa, e aconteceu em Lisboa e organizado pelo vespa clube de Lisboa, o clube de duas rodas mais antigo do país fundado nos anos cinquenta, em que estiveram presentes mil e setecentas vespas e muitos mais vespistas, a partir desse ano o vespismo em Portugal nunca mais foi o mesmo.
Se o vespismo em termos de vespas clubes estava a dar os primeiros passos em Portugal, também se pode dizer, que o crescente aparecimento de vespas clubes foi bastante interessante, caras e ideias novas, para apimentar o EGO de muitos que de boca aberta, viam a passar os vespistas e as vespas, e com o desejo de ter uma vespa um dia qualquer.
Costuma-se dizer que a união faz a força, e os vespas clube veem reforçar essa vertente, o convívio entre membros de outros clubes e do próprio clube, fazer amizades, trocar de ideias, a parte cultural e social entre famílias e amigos, os convívios para fugir ao stress diário, os passeios lúdicos que trazem a palco locais inacessíveis se não fossem organizados pela associações, as opiniões sobre os restauros e como fazer os mesmos.
Os restauros nas vespas, e na minha opinião, tem de ser bem originais, é claro que não faltam vespas em que os proprietários dão largas a imaginação, não deixando por isso de ter o seu devido valor e beleza, o conceito vespa, tem muito que se lhe diga e efetivamente é preciso ser um bom apreciador e purista, para não se deixar levar por influências mais modernistas e com enfâse mais pataqueiro ou popular.
A vespa desde o início, sempre mobilizou massas, e hoje em Portugal isso é notório, mas nem sempre foi assim, no final dos anos sessenta e durante os anos setenta, com a entrada das motos nipónicas, tanto as vespas como as motorizadas de fabrico nacional, foram decaindo e acabando até chegar á decadência e quase a sua extinção, mas nos anos oitenta, com o aparecimento do modelo PX, ou P125X, a vespa começa a recuperar, e foi uma altura em que depois de uma paragem de cerca de década e meia, o mito vespista rejuvenesce e dá-se inicio de uma nova era da vespa quer em Portugal, quer mundial, e que foi evoluindo até aos dias de hoje.
Quem resiste a dar uma voltinha de vespa num dia de calor e a beira-mar, ou na montanha a apanhar o ar puro e sentir a brisa trespassando o rosto e refrescando a mente, ou então quem não gosta do vibrar aos comandos de uma vespa antiga, sentir os trec trec das velocidades e o arregaçar do punho do gaz, sentir o cheiro a óleo e ficar com as mãos por vezes sujas e pretas com a massa vinda dos punhos, quem não gosta dos dois banquinhos, dos cromados e das cores bem alegres, das rodas e pneus de pequena dimensão, um deposito pequeno e fazer muitos quilómetros, ir devagar e chegar longe, tudo isto faz alguma diferença.
A paixão pelo que é antigo, também contribui, para que se conserve e restaure as vespas, a procura de modelos difíceis de encontrar, uns que de fábrica tivessem saído em poucos exemplares, outros porque são realmente muito antigos e não mais fáceis de aparecer, outros em series limitadas ou comemorativas. Com alguma sorte e alguns vinténs no bolso, há meia dúzia de anos era possível encontrar verdadeiras relíquias e a preços bem interessantes, hoje encontrar uma vespa dessas esta cada vez mais difícil de encontrar, só mesmo com muita sorte é que já é verdade isso acontecer.
As vespas, nos dias de hoje, já se pode dizer, que são só para ricos, pois ao valor que atualmente se vê pedir, são valores que já dão para compra um automóvel bem razoável, no entanto a procura ainda é bastante e os preços irão continuar bem inflacionados.
Eu defino a vespa, e no mais puro do meu interior, a azáfama, o viver intensamente cada dia e pensar em vespas, até parece uma obsessão, tudo o que diga vespa, desde recortes de jornais, a autocolantes de clubes e com dizeres vespa, miniaturas, livros, chapas em zamac esmaltadas, pins, acessórios vespa, cartazes e flayers, fotos, bonés e t-shirts e tudo o que possa aparecer, com o sonho de ter um modelo de cada vespa fabricada pela Piaggio, participar em passeios internacionais, visitar museus em que se encontre um pouco da história vespa, fazer uma visita a fabrica da Piaggio e sonhar, porque sonhar faz bem e ainda não é preciso pagar imposto.
Os estilistas, as montras, as coleções, são apresentadas muitas delas, com a presença da vespa pelo meio, pois o conceito vespa, tem imponência, tem moda, tem estilo, tem presença e não fica indiferente, os spots publicitários, quase que não dispensam a presença de uma scooter da mítica marca, os atores e personagens de filmes e até políticos, fazem questão de andar de vespa, histórias de amor e casamentos foram feitos a custa dela, no cinema, quantos filmes, desde cómicos, a enredos policiais e de espionagem, gangues de escola, faziam a febre dos anos sessenta e oito, as crises politicas mundiais, a guerra e a paz, com os malmequeres, as calças com boca-de-sino, os tacões altos, os cabelos cumpridos, o Sputnik, e a erva nos concertos dos Beatles, e todos os demais acontecimentos que assistiram e viram a vespa como uma companheira e uma forma de estar na vida. Não quero com o que disse e espero não estar a ofender ninguém, pois é o meu ver em relação ao vespismo em que me enquadro, não quero ser superior a ninguém, apenas vivo e tento fazer aquilo que mais gosto, no entanto, ainda teria muito mais a dizer, mas ficara para um próximo comentário.
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| | | Gil
Mensagens : 31 Data de inscrição : 25/01/2011 Idade : 38 Localização : Guimarães
| Assunto: Re: Apresentação Ana Lima - Estudo do Vespismo em Portugal Seg 30 Jul 2012, 18:53 | |
| no que eu puder ajudar disponha. | |
| | | Paulo Salgado
Mensagens : 2987 Data de inscrição : 20/01/2010 Idade : 53 Localização : Guimarães
| Assunto: Re: Apresentação Ana Lima - Estudo do Vespismo em Portugal Qui 19 Mar 2015, 23:00 | |
| O estudo continua,a Ana Lima mais uma vez esteve na nossa sede,e foi muito bom, as horas passadas a falar da mítica marca vespa!! Com vespistas com largo conhecimento sobre vespas,grande clube o nosso!! | |
| | | curtes
Mensagens : 680 Data de inscrição : 03/07/2013 Idade : 51 Localização : Pevidem Guimarães
| Assunto: Re: Apresentação Ana Lima - Estudo do Vespismo em Portugal Qui 19 Mar 2015, 23:41 | |
| Bem já só falta a SIC Na outra semana, entrevista na rádio. Esta semana, entrevista na sede. Para quando ir á TV? | |
| | | supersprint
Mensagens : 398 Data de inscrição : 15/11/2013 Idade : 55
| Assunto: Re: Apresentação Ana Lima - Estudo do Vespismo em Portugal Sex 20 Mar 2015, 18:31 | |
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| Assunto: Re: Apresentação Ana Lima - Estudo do Vespismo em Portugal | |
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| | | | Apresentação Ana Lima - Estudo do Vespismo em Portugal | |
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